Literatura


COMO FALAR EM PÚBLICO SEM DESENCARNAR DE MEDO!
Autor: Geraldo Campetti Sobrinho e Mônica Zarat Pedrosa
Editora: CEAC
Como diz Richard Simonetti: “…se dormita em sua alma o dom da palavra, a partir de compromisso e preparo nas escolas do Além, e está disposto a assumir sua responsabilidade agora, a fim de não se lamuriar depois, não perca tempo.
Em “Como falar em público sem desencarnar de medo!” você terá excelente orientação para aproveitar as oportunidades de serviço na divulgação doutrinária, superando o medo de desencarnar ao enfrentar o público, mas, sobretudo, evitando o constrangimento de desencarnar sem tê-lo feito”.

 

A DIMENSÃO DA FALA E A PALESTRA ESPÍRITA
Autor: Waldehir Bezerra de Almeida
Editora: O Clarim
O livro pode ser adotado como manual de apoio, a servir convenientemente como instrumento de trabalho aos que lidam na área das palestras. Será ferramenta estratégica útil aos que planejam tanto quanto àqueles que se dedicam à sublime e delicada tarefa da difusão do Espiritismo pela “palavra falada“.
O autor insiste com a mente e com o coração que falar é muito eficaz, quando se trata de semear a Doutrina Espírita nas almas sofredoras e ávidas de respostas para suas dúvidas.

 

O ORADOR ESPÍRITA
Autor: Eliseu Rigonatti
Editora: Pensamento

Este livro analisa primeiramente a importância da oratória em geral para a disseminação de uma doutrina, para o triunfo de um ideal e, no seu caso específico, para arregimentar adeptos com vistas à difusão da Doutrina Espírita. Ele começa enumerando as principais qualidades que devem destacar o orador eloqüente – Naturalidade, Entusiasmo, Fé, Conhecimento, Sinceridade, Amor e Coragem – não importando a serviço de que ele pretende consagrar sua eloqüência – se a religião, os tribunais ou a política. Visando conquistar essas qualidades, o autor discorre sobre as dificuldades naturais que o orador novato, espírita ou não, terá de enfrentar para que o medo de falar em público não o impeça de se tornar um divulgador convincente de seus ideais. Detalhes importantes, como o tom de voz, os gestos, a preparação do texto, a escolha do auditório, sem deixar de lado o conhecimento da língua e a leitura dos livros indispensáveis para a criação de um estilo, são outros tantos itens que o autor salienta como indispensáveis para a formação do orador que sabe e pratica as regras da eloquência.

 

RECURSOS AUDIVISUAIS nas apresentações de sucesso
Autor: Reinaldo Polito
Editora: Saraiva – 2010 – 7.ª edição revista, atualizada e ampliada – 136 páginas
Para realizar uma palestra envolvente e eficaz, não basta ser desinibido e falar bem em público, é necessário planejar cuidadosamente o que e como será abordado o assunto, para deixar uma mensagem clara e duradoura na mente dos ouvintes.
A nova edição do livro Recursos Audiovisuais nas Apresentações de Sucesso publicada pela Editora Saraiva, de Reinaldo Polito, é uma obra voltada para quem deseja aprimorar suas apresentações em público e garantir presença no grupo daqueles que fazem a diferença na comunicação.
Desde sua primeira edição, lançada pela Editora Saraiva, tem sido utilizada pelos principais executivos e profissionais em suas atividades para tornar mais eficientes suas apresentações. De alguns anos para cá, dada a crescente competição no mercado de trabalho, a obra tem sido também bastante procurada por estudantes e recém-formados, que buscam projetar uma boa imagem pessoal e acrescentar um diferencial em suas qualificações.
Adaptada ao contexto atual, abrangendo as novas tecnologias disponíveis para apresentações (Blu-Ray, lousa digital etc.), a 7.ª edição do livro orienta como e quando utilizá-las, da maneira mais apropriada. Dá dicas preciosas para produzir um bom visual, abordando todos os tipos, detendo-se nos mais importantes e mais utilizados. E vai além: orienta sobre arranjos das salas para facilitar o posicionamento e a movimentação do orador e ampliar a visualização dos ouvintes. A abrangência do livro é tal que, se o palestrante tiver à disposição somente um quadro de giz ou o mais moderno projetor multimídia, encontrará orientação segura de como aproveitar da forma mais conveniente o recurso que tem à mão.

O CORPO FALA
Autor: Roland Tompakow e Pierre Weil
Editora: Editora Vozes
Data Publicação: 01-04-2004
Download: O Corpo Fala
O livro desvenda a comunicação não-verbal do corpo humano.
Analisa, em primeiro lugar, os princípios subterrâneos que regem e conduzem o corpo.
O Corpo Fala mostra a linguagem silenciosa da comunicação não verbal para o homem e a mulher, o jovem e o maduro, o casado e o solteiro, o profissional de qualquer área, para todo o ser humano.

 

 

COMUNICAÇÃO ESSENCIAL
Autor(es): Reinaldo Passadori
Quanta gente perde ótimas oportunidades e deixa escapar bons negócios por deficiência na comunicação oral! O experiente professor de Comunicação Verbal Reinaldo Passadori ensina no livro Comunicação essencial o caminho para se tornar um bom comunicador. Dividindo a comunicação verbal em cinco dimensões espiritual, emocional, corporal, vocal e intelectual, o livro sugere o estabelecimento de metas em cada uma delas e apresenta um projeto de mudanças a ser implementado pelo leitor. Uma obra indispensável para quem quer aprimorar sua comunicação visando obter resultados na vida pessoal e profissional.

 


ORATÓRIA ESPÍRITA
Editora: Celd
Autor: JOSE CARLOS LEAL
Há muitas modalidades de discurso religioso; todas elas, porém, tem como função difundir a palavra de Deus, fortificando, assim, a fé dos crentes e contribuindo para que novas pessoas conheçam a palavra e se convertam. Normalmente o discurso religioso tradicional é chamado de pregação, e o seu agente, pregador. Este livro trata exclusivamente da Oratória Religiosa.

 

CONDUTA ESPÍRITA
Editora: Feb
Autor: Waldo Vieira
Como agir e como não agir perante as múltiplas situações e opções que se apresentam na vida de relação? Ao descobrir e abraçar a Doutrina Espírita, o ser humano sofre grande impacto espiritual e emocional, que o impele a profunda reforma íntima, com imediato efeito na área comportamental. Passa a ver a vida e a razão de ser de sua existência de um novo ponto de vista, sente imperiosa necessidade de rever o seu relacionamento com o mundo e com seus irmãos em Deus, o Pai Criador. André Luiz vem em auxílio dos oradores espíritas, por meio do capítulo 14, intitulado “Na Tribuna”, onde traz importantes recomendações para o divulgador da Doutrina Espírita.

2_Comunicacao Espirita - Capa

COMUNICAÇÃO ESPÍRITA
Editora: EME
Autor: Therezinha Radetic
Este livro apresenta um roteiro completo “de como fazer” e “como aprimorar” as palestras promovidas por expositores espiritas. O objetivo é estimular e conscientizar os expositores espiritas quanto ao adequado uso da palavra, entonação da voz, postura e determinação. Therezinha nos diz “a mensagem oral deve vir carregada da emoção do expositor e de sua vibração”. Ainda nos explica a importância do “ouvir bem” para se “falar bem”, enfatizando que o expositor deve sempre se preocupar em se preparar para a palestra pública.

Apostila_FeB

CURSO DE EXPOSITORES DA DOUTRINA ESPÍRITA
Editora: Feb
Download (20Mb): Apostila FEB Integral
Apostila compilada e organizada pela Feb com  subsídios e informação aos  que buscam os primeiros passos para se tornar um Expositor. Utilizando métodos práticos de estudos e referências à autores e temas, traz dicas muito bem definidas para uma boa oratória, servindo como material de apoio no uso de sua voz,  entonação, expressão e dos movimentos em prol da mensagem a ser transmitida.

Como Falar em Público sem Desencarnar de Medo!
Autor: Geraldo Campetti
Brasil – 2009
Você já foi convidado para fazer uma palestra? Sentiu aquele friozinho na barriga, um suor a rolar-lhe pela face, pressão baixa, pernas bambas, sensação de desmaio, e pensou consigo mesmo: “Ai, meu Deus, e agora?” Já teve aquela impressão de que não se saiu bem em alguma apresentação pública? Se as respostas foram afirmativas, não se preocupe. Você está no elenco das pessoas consideradas normais. Porém, algumas dicas para amenizar esse sofrimento serão bem-vindas. Assista aos módulos desta Videoaula e saiba mais sobre técnicas e recursos que o auxiliarão no bom desempenho da arte de falar em público, sem desencarnar de medo.


Uma resposta a Literatura

  1. Pingback: SUPERAÇÃO!!! | Ponto de Encontro de Divulgadores Espíritas

Os comentários estão fechados.